Coleta de Amostra Indeformada Tipo Bloco (BL) Coleta de Amostra Indeformada Tipo Bloco (BL)laudotec engenharia

Coleta de Amostra Indeformada Tipo Bloco (BL)

Uma amostra indeformada é o solo que se corta, retira-se e acondiciona-se com as menores alterações possíveis.

A coleta de amostra indeformada próxima à superfície do terreno natural, ou próximas à superfície de uma exploração acessível se dá através de utilização de amostradores em que o processo de avanço é por aparamento (cilindros e anéis biselados) ou escavações (blocos).

Aspecto da amostragem geralmente de forma cúbica ou cilíndrica com representatividade da estrutura e teor de umidade do solo (na data de sua retirada), além da textura e composição mineral.

Utilizado para determinar características do solo “in situ”:

  • os índices físicos;
  • coeficiente de permeabilidade;
  • parâmetros de compressibilidade;
  • parâmetros de resistência ao cisalhamento.

A acessibilidade técnica e econômica varia em relação ao nível d’água que pode estar presente, a profundidade e a natureza do solo, que determinam o tipo de amostrador e os recursos da amostra. Seu tamanho e forma variam, dependendo do tipo, da quantidade de ensaios a serem realizados e das especificações dos equipamentos para serem executados.

As faces superior e inferior da amostra devem ser marcadas com as letras “S” e “I”, visto que a posição pode ter grande influência nos resultados obtidos.

O tipo mais simples de amostra indeformada é a retirada de um bloco de solo, obtido ao se cortar um pedaço de solo do tamanho desejado e cobrindo-o corretamente a fim de evitar perdas de umidade e rupturas e em seguida, deve-se identificar o bloco atentando-se para a marcação das faces superior e inferior.

A posição da amostra no maciço original de solo, dependendo da análise a ser feita, terá grande influência nos resultados obtidos.

Após a retirada da amostra de solo, deve-se impermeabilizá-la, com a aplicação de camadas de parafina. A seguir, são embrulhadas em um tecido suave e aplicadas mais camadas de parafina.

Esses cuidados a serem tomados com as amostras são indispensáveis, pois devem permitir a manutenção do teor de umidade e da estrutura do solo.

A NBR 9604/86 é a norma regulamentadora que rege a abertura de poço e trincheira de inspeção em solo, com retirada de amostras deformadas e indeformadas.