Ensaios Tecnológicos de Laboratório em Materiais da Construção Civil - laudotec engenharia

Ensaios Tecnológicos de Laboratório em Materiais da Construção Civil

Resistência à tração na flexão e à compressão de argamassas: Efetuado de acordo com a NBR 13279 utilizando prismas 4 x 4 x 16 cm moldados com argamassa de assentamento ou revestimento.

Índice de consistência de argamassas: Ensaio realizado conforme NBR 13276, para determinação do espalhamento da argamassa sobre mesa de queda.

Determinação da densidade e teor de ar incorporado de argamassas: Determina-se a densidade da massa no estado fresco e o teor de ar teórico conforme NBR 13278, utilizando recipiente padrão e resultados de massa específica dos componentes.

Determinação da densidade no estado endurecido: Conforme NBR 13280 para avaliação da densidade de massa aparente das argamassas.

Resistência à compressão de blocos estruturais de concreto: Ensaio efetuado de acordo com a NBR 12118, e avaliação conforme NBR 6136. Utiliza-se prensa universal de ensaios com capacidade de até 200 toneladas, e área de aplicação de até 20×40 cm.

Resistência à compressão de peças para pavimentação: Efetua-se através dos parâmetros da NBR 9780 para determinação da resistência das peças de pavimento intertravado, e posterior avaliação conforme NBR 9781.

Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis: Conforme NBR 7218 para mensuração do percentual em massa de materiais friáveis e moles em agregados miúdos duros.

Determinação do teor de pulverulência: Executado em obediência à NBR NM 46 para determinação do percentual em massa de partículas menores que 0,075 mm presentes em agregados miúdos ou graúdos.

Determinação de impurezas orgânicas: Realizado de acordo com a NBR NM 49, utilizando hidróxido de sódio para avaliação da coloração final devido ao conteúdo orgânico.

Massa específica dos agregados: Efetuada através do método da DNER ME 194 (frasco de Chapman) para agregados miúdos e método do picnômetro para agregados graúdos.

Massa unitária e índice de vazios dos agregados: Efetuada de acordo com a NBR NM 45 utilizando cilindro e soquete padrão, podendo ser empregados métodos do estado solto ou compactado.

Abrasão Los Angeles: Determina através da NBR NM 51, o percentual de perda de massa de agregados duros após desgaste em tambor com esferas de aço.

Inchamento de agregado miúdo: Determina o coeficiente de inchamento volumétrico e a umidade crítica dos agregados miúdos em obediência à NBR 6467.

Índice de forma de agregados: Efetuado pelo método do paquímetro em conformidade com a NBR 7809, para avaliação da lamelaridade das partículas.

Ensaios de tração em barras de aço e elementos metálicos: Procede-se conforme NBR 6152 em temperatura ambiente, utilizando prensa universal de ensaios Classe I para cargas de até 20 toneladas. Pode-se determinar resistência à tração última, tensão de escoamento, alongamento, e módulo elástico.

Resistência à compressão de blocos cerâmicos: Conforme NBR 15270-3 para avaliação de blocos estruturais e de vedação.

Avaliação física e geométrica de blocos cerâmicos: ensaios de planeza das faces, desvio em relação ao esquadro, dimensões máximas, dimensão dos septos, e absorção dos blocos cerâmicos conforme métodos da NBR 15270-3