Revestimentos - Determinação Da Resistência De Aderência À Tração - laudotec engenharia

Revestimentos – Determinação Da Resistência De Aderência À Tração

Ensaio de arrancamento

O Teste de Arrancamento é um ensaio realizado segundo o método prescrito na norma NBR 13528:1995 – Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração – Método de ensaio. A avaliação da aderência é feita segundo a NBR 13749:1996 – Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação, que diz:

“5.7 Aderência
O revestimento de argamassa deve apresentar aderência com a base e entre suas camadas constituintes, avaliada conforme 5.7.1 e 5.7.2.

5.7.1 Avaliar a aderência dos revestimentos acabados por ensaios de percussão, realizados através de impactos leves, não contundentes, com martelo de madeira ou outro instrumento rijo. A avaliação deve ser feita em cerca de 1 m², sendo a cada 50 m² para tetos e a cada 100 m² para paredes. Os revestimentos que apresentarem som cavo nesta inspeção, por amostragem, devem ser integralmente percutidos para se estimar a área total com falha de aderência, a ser reparada.

5.7.2 Sempre que a fiscalização julgar necessário, devem ser realizados ou solicitados a laboratório especializado a execução de pelo menos seis ensaios de resistência de aderência à tração, conforme NBR 13528, em pontos escolhidos aleatoriamente, a cada 100 m² ou menos de área suspeita. O revestimento desta área deve ser aceito se de cada grupo de seis ensaios realizados (com idade igual ou superior a 28 dias) pelo menos quatro valores forem iguais ou superiores aos indicados na tabela 2″.

Disponível em:http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/125/artigo286430-1.aspx