Sondagem à Percussão (SPT) - laudotec engenharia

Sondagem à Percussão (SPT)

SONDAGEM À PERCUSSÃO (SPT)
A laudotec engenharia realiza a Sondagem à Percussão (SPT – Standard Penetration Test) conforme a norma ABNT NBR-6484 – Solo – Sondagens de Simples Reconhecimento – SPT. Um dos mais tradicionais procedimentos de investigação geotécnica, o método consiste em obter a resistência à penetração a cada metro e informações como nível do lençol freático (ou seja, o nível d’água), espessura das camadas e tipos de solo, e interferências durante sua execução.
A partir deste ensaio, é possível determinar a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, além de aferir, pelo número de golpes, a compacidade e a consistência dos solos arenosos e/ou argilosos. Diante dos resultados do ensaio de Sondagem à percussão é possível, por exemplo, determinar com precisão o tipo de fundação necessária a cada empreendimento, tais como predial, estabilização de taludes, encostas e obras de terra. Tal procedimento “otimiza” os custos gasto junto à futura fundação da obra.


SONDAGEM A TRADO
Realizada para o simples reconhecimento do solo e consiste basicamente na coleta de amostras que permitam distinguir o tipo de solo e de camadas de subsolo. Constituído por uma haste metálica acoplada à sua extremidade, o trado é operado manualmente para que se obtenha informações relativamente simples e iniciais, como a verificação do nível d’água.
A laudotec engenharia realiza a sondagem a trado manual visando, especialmente, a obtenção de amostras de solo para fins de caracterização e a identificação da profundidade do nível d’água.